_
 
Seja Bem Vindo ao nosso site
SAC: 11 4718-8070 | Atendimento
 
Siga-nos:
         
_
Institucional  
Lojas_Mk_Tintas
  Serviços  
Fale_Conosco
Loading


 
Tintas
- Residenciais
- Automotivas
- Industriais

 
Cores
- A Cor e a Pintura
- Significados das cores
- Guia de uso das cores

 
Mais
- Preparação de superfície
- Lançamentos
- Produtos
- Pinte e Aprove
- Simuladores

 
Contatos
- Fale Conosco
- Trabalhe Conosco

Preparação de Superfície



PREPARAÇÃO DA SUPERFÍCIE

A correta preparação da superfície é de fundamental importância para se obter uma pintura durável e de qualidade. Portanto alguns cuidados devem ser rigorosamente observados.

A superfície deve estar firme, coesa, limpa, seca, sem poeira, gordura, graxa, sabão ou mofo. Caso contrario, poderão ocorrer problemas de aderência do revestimento na superfície mais tarde vindo a descascar ou apresentar outros problemas.

Recomendamos , portanto, que o pintor/consumidor,em caso de duvida, consulte um consultor técnico da Mk tintas para o respectivo esclarecimento e correta orientação, objetivando uma adequada preparação de superfícies.



ALVENARIA

  • Reboco novo:aguardar a secagem e cura (28 dias no mínimo)

  • Parte soltas ou mal aderidas devem ser eliminadas ,raspando, lixando ou escovando a superfície.

  • Manchas de gordura ou graxa devem ser eliminadas com solução água e detergente. Em seguida, enxaguar e aguardar a secagem

  • Partes mofadas devem ser eliminadas, lavando-se a superfície com água sanitária e água potável, na proporção 1:2. Deixar atuar por 4 horas e, em seguida, enxaguar e aguardar a secagem.Esta repetição deve ser repetida até a eliminação total do mofo.

  • Imperfeições profundas do reboco/cimentado devem ser corrigidas com argamassa de cimento. (aguardar secagem ou cura por 28 dias)

  • Concreto novo, aguardar secagem e cura (28 dias no mínimo). Aplicar uma demão de Selador acrílico, diluído conforme indicação do fabricante.

  • Reboco fraco (baixa coesão): aguardar a secagem e cura (28 dias). Aplicar uma demão de fundo preparador para paredes a base de água diluído conforme indicações do fabricante.

  • Superfície altamente absorvente(gesso, fibrocimento e tijolo): aplicar uma demão de fundo preparador para paredes a base de água, diluído conforme indicado pelo fabricante.

  • Superfícies caiadas e superfícies com partículas soltas ou mal aderidas: raspar e/ou escovar a superfície eliminando as partes soltas. Aplica uma demão de fundo preparador para paredes a base de água, diluído na forma indicada pelo fabricante.



MADEIRA - tratamento geral

  • Madeira nova resinosa: lavar toda a superfície com thinner, deixar secar e repetir a operação. Lixar com lixa grana 180-220 para eliminar as farpas. Outra alternativa é usar um verniz selador de extrativos da madeira na primeira demão.

  • Madeira nova ou verde ou úmida: deixar secar em lugar ventilado e á sombra; uma forma de avaliar se a madeira já está seca é ensacar uma parte da superfície com um saco plástico e observar de um dia para outro se ocorre a formação de vapor ou de gotículas de água na parte ensacada a madeira ainda não esta seca.

  • Madeira acinzentada por exposição ao tempo sem qualquer tipo de pintura: fazer o lixamento vigoroso com lixa 80 até eliminar a capa acinzentada e, em seguida, use a lixa 180-240 para eliminar as farpas.

 

MADEIRA - para envernizar

No envernizamento de madeira nova que esta sujeita ao tempo (superfícies externas) aplique para selar uma demão de verniz adequado para exteriores diluído a 40%no solvente indicado na embalagem. Após a secagem, lixar com lixa 360-400 e elimine o pó.

  • Madeira nova: lixar no sentido dos veios com lixa 180 a 240 para eliminar as farpas, após lixar com lixa de grana 360/400 e eliminar o pó com estopa ou pano umedecido em aguarrás.
  • Madeira já envernizada que deverá ser envernizada novamente: Lixar com lixa para madeira de grana 360/400 e eliminar o pó. Se o vernizamento não está em boas condições é necessário removê-lo completamente.

 
MADEIRA - para aplicação de esmalte sintético ou tinta óleo

  • Madeira nova: lixar com lixa para madeira de grana 180/240para eliminar as farpas. Aplicar uma demão de Fundo nivelador diluído conforme indicado pelo fabricante. Corrigir as imperfeições com Massa para Madeira. Após a secagem,lixa com lixa para madeira de grana 360-400 e eliminar o pó.

  • Repintura de madeira (pintura em boas condições) lixa com lixa grana 360/400 para eliminação total do brilho e eliminar o pó.

  • Após repinturas sucessivas, é necessário remover a camada de tinta com uso de removedor adequado. É importante eliminar completamente os resíduos de removedor antes de iniciar nova pintura.



METAIS FERROSOS - superfícies novas

  • Eliminar qualquer espécie de brilho, usando lixa para metal de grana 150 a 220

  • Eliminar a carepa de laminação, se existir. A forma mais fácil é deixar a superfície do aço sob ação do tempo (intempérie) por um período de tempo necessário para que essa carepa se transforme em ferrugem. Remover a ferrugem com lixa para metais de grana 150/220 e, em seguida, eliminar o pó com estopa embebida em aguarrás. Aplicar uma demão de Fundo Anticorrosivo diluído, conforme indicado pelo fabricante.


METAIS NÃO FERROSOS - – alumínio e aço galvanizado

  • São superfícies criticas em relação a sua pintura, devido à difícil aderência que os sistemas convencionais de acabamento apresentam e, por isso, é necessário a utilização de um fundo adequado.

  • Superfícies novas: aplicar Fundo Fosfatizante ou um fundo especial promotor de aderência, conforme indicação na embalagem.

  • Repintura: quando a pintura velha está em boas condições, lixar com lixa para metais de grana 360/400 para eliminar qualquer brilho superficial e eliminar o pó.

  • Repintura de superfície com descascamentos: eliminar totalmente a pintura anterior por meio do lixamento com lixa de grana 180/220 e aplicar fundo fosfatizante ou Fundo promotor de Aderência conforme indicação na sua embalage

ALVENARIA
  • Concreto e reboco novos: a superfície deve estar limpa e isenta de cale umidade (aguardar secagem e cura por 28 dias). Aplicar uma demão de fundo epóxi diluído conforme indicado pelo fabricante. Após a secagem, lixa levemente com lixa fina e eliminar o pó.

  • Azulejo: deverá estar limpo, seco e desengordurado, principalmente nos rejuntes. Caso seja necessário, lavar com água e detergente, enxaguar bem. Aplicar uma demão de fundo epóxi diluído conforme indicado pelo fabricante. Se necessário ou se desejar nivelar os rejuntes, aplicar massa epóxi lixando para retirar o excesso; aplicar outra demão de fundo epóxi. Após a secagem, lixa levemente e eliminar o pó.

  • Piso de concreto novo: a superfície deverá estar  isenta de cal e umidade. Aguardar secagem e cura por 28 dias no mínimo. As partes mal aderidas devem ser eliminadas raspando, escovando ou lixando a superfície . Aplicar uma demão de fundo epóxi diluído conforme indicação do fabricante.

Observação: Para verificar se a pintura velha resiste a tinta epóxi basta aplicá-la sobre a pintura velha numa pequena área; se houver enrugamento não há resistência e, ao contrario, se não houver enrugamento, há resistência.



 
Facilidades
 

MK TINTAS E IMPERMEABILIZANTES : Todos os Direitos Reservados


 
CRIADO POR
_